Museu dos Coches reabre com nova museografia de Paulo Mendes da Rocha

Museu dos Coches reabre com nova museografia de Paulo Mendes da Rocha

Ontem,dia 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus, a diretora do Museu de Choches, Silvana Bessone, na companhia do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, apresentou o novo projeto museográfico do museu, que garante a proteção das antigas carroças e, além disso, apresenta informações em quatro idiomas sobre as mesmas.

Fechado temporariamente no dia 26 de abril para a montagem do novo projeto, o projeto de Paulo Mendes, Bak Gordon e MMBB e será reaberto ao público hoje (19/05), durante a celebração da Noite dos Museus.

Paulo Mendes da Rocha, premiado ontem com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura de Portugal, comentou que o projeto museográfico foi desafiador, pois o objetivo era criar uma imagem dinâmica para os veículos que estão imóveis no museu.

“O objetivo era criar um ambiente mágico que dê essa ideia de dinamismo, de movimento. Usamos muitas projeções de filme”, disse o arquiteto brasileiro sobre o projeto.

Isolando as viaturas para protegê-las do possível contato com os visitantes, foi criada uma estrutura com um perímetro que, simultaneamente, funciona como base de informação textual e é interativa, com dados sobre os veículos, o contexto histórico e o ambiente da época, explicou Nuno Sampaio.