Importância da impermeabilização em coberturas

Importância da impermeabilização em coberturas

A cobertura recebe diretamente a água da chuva e logicamente, como o concreto não é um material 100% impermeável, é preciso aplicar um sistema de impermeabilização para proteger essa cobertura. Dessa forma, o concreto e a armadura ficam protegidos.

Porém, outros fatores inerentes às coberturas podem passar despercebidos. Nesse tipo de caso, a cobertura não está exposta somente à chuva, mas também a ventos, tráfego intenso de pessoas e veículos, e mais importante: ao sol e às variações de temperatura. Todos esses fenômenos geram movimentações na estrutura e consequentemente geram fissuras e rachaduras que podem causar falhas no sistema de impermeabilização. As trincas são porta de entrada para umidade.

É importante lembrar, também, que no Brasil há uma grande amplitude térmica quando comparamos as diferentes regiões. Às vezes até mesmo na mesma região ou na mesma cidade, a variação de temperatura em diferentes partes do dia é grande. Isso significa intensa movimentação de dilatação e contração da cobertura, e assim fissuras, rachaduras e trincas. Esse cenário favorece as infiltrações.