Coletânea Terceira Ponte: Os números de uma das maiores obras capixabas

Inaugurada em 1989 durante o governo de Max Mauro, a popularmente conhecida Terceira Ponte, de nome oficial Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, é não só uma das maiores obras capixabas mas também uma das maiores pontes do Brasil.
E alguns de seus números impressionam: São 61 pilares distribuídos em 3,3km de extensão, com um vão central de 70 metros de altura (segundo maior do Brasil) e vão livre em viga caixão metálica de de 260 metros.
Com um tráfego inicial de 12 mil carros por dia no ano de inauguração, hoje na terceira ponte chegam a trafegar mais de 100 mil carros por dia, sendo ela a principal conexão entre a capital Vitória e a cidade de Vila Velha.
Iniciada em 1978, a obra demorou 11 anos para ser inaugurada. Mas tamanha demora é justificada por problemas políticos e burocráticos, o que fizeram com que ela fosse interrompida inúmeras vezes e passasse pela gestão de 4 governadores.

No próximo artigo “Coletânea Terceira Ponte”, falaremos sobre o impacto imobiliário e sócio-econômico que essa obra causou nas cidades que ela conecta.

,